TORITAMA

Município encontra novas alternativas para o crescimento e desenvolvimento industrial

Ana Maria
Ana Maria
Publicado em 10/06/2010 às 9:00

Conhecida nacionalmente pela alta produtividade do jeans, Toritama, Agreste de Pernambuco, representa uma das cidades mais influentes no cenário econômico do Estado.

Atualmente, o município possui mais de 2 mil empresas, o índice de desemprego é baixo, possui o segundo maior PIB de Pernambuco, além de ter um crescimento anual de 10%, superando o crescimento estadual.

Com a decadência da produção calçadista em meados da década de 70 e com o surgimento das primeiras fábricas de confecção, o município passou a ter destaque no setor empresarial o que trouxe mudanças sociais e econômicas.

O espírito empreendedor dos moradores, mudou o destino da cidade. Toritama deixou de ser sinônimo de região seca e de economia estagnada e passou a fazer parte das cidades principais do Polo de Confecções do Agreste.

Responsável por uma produção de mais de 2 milhões de peças ao ano, o que representa 16% da produção do jeans nacional, a cidade só perde, em termos de produção, para o estado de São Paulo.

“Por não termos profissionais capacitados, acabamos trazendo pessoas de outras cidades. No entanto, isso nos mostra que o nosso mercado é grandioso e comporta esses trabalhadores”, explicou à empresária Natália Maciel.