ARCOVERDE

A terra do samba de coco abre alas para o pé de serra

Paulo Ricardo Sobral
Paulo Ricardo Sobral
Publicado em 15/06/2010 às 11:44

Encravada no início do Sertão de Pernambuco, a 256 km da capital do Estado, a cidade de Arcoverde é hoje uma referência multicultural no período junino.

Com mais de 70 mil habitantes, a terra do samba de coco abre seu portal sertanejo para receber os mais de 700 mil turistas e visitantes que, segundo o secretário de Turismo do Município, Albérico Pacheco, \"são atraídos pela diversidade de atrações, e pelas novidades que são apresentadas a cada ano\".

A festa será realizada no segundo maior polo junino do estado no período de 17 a 28 de junho deste ano. O tema da festa deste ano é \"O São João dos Sertões\", inspirado nas festas populares que exprimem a cultura e a tradição dos povos desta região, que dividem-se entre as cerimônias festivas e os rituais religiosos.

Ao abordar este tema, a cidade faz uma síntese dos principais folguedos e tradições dos Sertões do Nordeste, evocando figuras mitológicas como Antônio Conselheiro, \"Padim Ciço\", Lampião e Gonzagão.

Esta escolha foi bastante pensada. \"Este tema sintetiza todos os temas das festas anteriores. Juntaremos todos os anos em um só\", afirmou Pacheco que está confiante com o sucesso da festa.

Por outro lado, o tema adentra também nas brincadeiras juninas dos diversos estados do Nordeste. O São João de Arcoverde contará com 10 polos de pura magia e animação, e com uma programação diversificada, com estilos musicais que externam a sua multiculturalidade e que atendem plenamente a um grande público com focos diferenciados.

» Confira os principais polos de animação do São João de Arcoverde:

1- Polo Multicultural (da Praça da Bandeira)
2- Polo Vila Olho d\'Água (vila cenográfica e temática na Praça Winston Siqueira)
3- Polo de Arte & Cultura (a palhoça das artes)
4- Polo Pé de Serra (palhoça do forró no Largo do Cecora)
5- Polo Gastronômico (Largo Antônio Franklin)
6- Polo Alternativo Forrock (a tenda do rock e do som alternativo no Largo do Colégio Carlos Rios)
7- Polo Alternativo Raízes do Coco (no Alto do Cruzeiro)
8- Polo Alternativo da Poesia (Palhoça da Bodega da Poesia, no bairro São Cristóvão)
9- Polo Alternativo Forró Gospel (ponto de encontro de evangélicos e simpatizantes na Rua Helena Rodrigues Porto)
10- Polo de Diversão (Largo do Cecora, área para parque de diversão e jogos populares)

Entres as atrações que se apresentam nestes polos, estão grupos culturais de reizado, samba de coco e artistas de renome nacional como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Fagner e Geraldo Azevedo.