De tudo que há no mundo?

Por Igor Maciel
Por Igor Maciel
Publicado em 17/06/2010 às 15:34

Hoje encontrei um casal de turistas em um restaurante. Vieram conhecer a cidade. Puxaram assunto e perguntaram como faziam pra chegar ao Alto do Moura. Ensinei o caminho, com orgulho e apreensão.

Apreensão, porque conheço as dificuldades pelas quais o Alto do Moura vem passando. Não há banheiro para os turistas, que só conseguem chegar às lojas de artesanato se escaparem dos buracos da estrada no caminho. E essa degradação, é bom que se diga, não vem de agora. Já tem anos.

Coloco-me no lugar de um turista. Na hora de escolher Caruaru para dançar forró durante o São João, qual o diferencial da cidade?

Na hora de escolher Caruaru para dançar forró durante o São João, qual o diferencial da cidade?

As drilhas estilizadas também eram uma opção.  Juntas, já chegaram a reunir mais de 150 mil pessoas durante os desfiles. Esta semana, foi confirmada mais uma desistência, a Gaydrilha não sobe mais a Avenida Agamenon, depois de 21 anos. O corredor das drilhas encaminha-se para ser menos uma atração no próximo ano.

Mas Caruaru tem as comidas gigantes. Que também sofrem com a falta de patrocínios e todos os anos ameaçam não se realizar. Mas Caruaru tem o Parque de Eventos gigante. Que outras cidades também têm. Mas Caruaru tem atrações nacionais. Que também se apresentam em outras cidades.

Não se trata de defender ou não o São João de Caruaru. Trata-se de ter coerência com o rumo que a festa está tomando.

A própria prefeitura está perdida em relação à identidade da festa. Ano passado disseram que “o São João de Caruaru agora vai se pautar pela tradição e esse será o diferencial”. Este ano, desistiram, mudou o slogan e voltaram as bandas estilizadas.

O que ainda pode fortalecer o São João é a divulgação da festa, que sempre foi expressiva. Mas até isso foi prejudicado. Semana após semana, os atritos entre organização da festa e imprensa se multiplicam. Desorganização, limitação de acessos e dificuldade para entrevistar artistas são alguns dos problemas.

O que o São João de Caruaru tem para oferecer como diferencial? É uma pergunta que precisa de resposta rápida.