LEMBRANÇA

Fundarpe lança cartilha para eternizar vida e obra de Luiz Gonzaga

Elane Andreza
Elane Andreza
Publicado em 17/06/2010 às 14:31
NOTÍCIA
Leitura:

A Vida, a obra e os caminhos de Gonzagão, toda a trajetória de Luiz Gonzaga, o rei do Baião agora podem ser vistos em uma cartilha desenvolvida pela Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A Cartilha é uma fonte de informação sobre o artista, desde os discos em 78 rotações, lançados entre 1941 e 1963, passando pelos LPs tradicionais (entre 1961 e 1989) e as coletâneas (1955-1988), além do convívio com familiares e amigos.

O trabalho está disponível em duas versões: uma impressa e outra digital que pode ser conferida no portal Pernambuco Nação Cultural, através do www.nacaocultural.pe.gov.br.

O REI DO BAIÃO - Luiz Gonzaga nasceu em 1912, no município de Exú, Sertão de Pernambuco. Ele é considerado o maior ícone da música nordestina, com composições que retratam a vida do nordestino, a exemplo de \"Asa Branca\". O rei do baião morreu em 2 de agosto de 1989, em consequência de um câncer, porém sua música continua viva em composições eternizadas na voz de vários artistas brasileiros.

 

Mais Lidas