EDUCAÇÃO

ONG promove oficina para discutir qualidade da educação infantil

Roseane Albuquerque
Roseane Albuquerque
Publicado em 17/06/2010 às 10:31
NOTÍCIA
Leitura:

Até esta sexta-feira(18), as pessoas ligadas à educação infantil dos municípios pernambucanos de Petrolina, Ouricuri e Salgueiro, além de Juazeiro (BA), participam da 1ª Oficina sobre Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi).

O evento faz parte do programa “Criança com Todos os seus Direitos”, desenvolvido pela ONG Save the Children, em parceria com diversas instituições públicas do estado. A capacitação acontece em Petrolina, no Hotel Reis Palace. Trinta profissionais devem participar da oficina que tem como tema “Indicadores de qualidade na educação infantil”.

Ao longo de 2010, mais duas oficinas estão programadas para discutir o CAQi. Este estudo serve como um instrumento indicativo do quanto se deve investir em cada etapa da educação básica, por aluno, para que se garanta educação pública com um padrão mínimo de qualidade.

A expectativa é de que o estudo voltado para os indicativos do semi-árido tenha seus resultados divulgados até o fim deste ano.

“Nossa meta não é  só debater a situação da educação no semiárido e chegar a um consenso sobre o CAQi, mas desenvolver uma planilha de cálculo que possa influenciar e servir como parâmetro para o financiamento da educação e que permita ampliar recursos da Política Nacional de Educação para a região”, explica a coordenadora do Comitê pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Elizabete Ramos.

Pelos próximos cinco anos, o programa “Criança com todos os seus direitos”, desenvolvido pela Save the Children, deve promover ações em 36 municípios do semi-árido de Pernambuco e da Bahia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças de zero a cinco anos que vivem em situações de risco. São ações em diversas áreas a exemplo de saúde, educação, lazer. O programa conta com apoio financeiro da União Européia.

 

Mais Lidas