Verba federal

Ministros da Integração Nacional e das Cidades visitam municípios da Mata Sul

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 19/06/2010 às 12:42

Os ministros da Integração Nacional, João Santana, e das Cidades, Márcio Fortes, já estão em Pernambuco. Eles desembarcaram na Base Aérea do Recife e seguiram de helicóptero ao lado do secretário de Recursos Hídricos e presidente da Compesa, João Bosco. Eles irão sobrevoar os municípios da Mata Sul, os mais atingidos pelo temporal que castigou o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste, nos últimos dias. O grupo irá se encontrar com o governador Eduardo Campos, em Palmares. Além da cidade, eles também visitam Gameleira e Água Preta.

Os ministros informaram que, só depois de avaliar a situação, terão condições de dizer o valor dos recursos liberados pelo governo federal. O governo estadual espera receber ajuda do Fundo Nacional de Emergência. Márcio Fortes adiantou que parte da verba está garantida através do Programa Minha casa, minha vida. O programa já tem recursos para a construção de 34 mil casas em Pernambuco.

A previsão é que os ministros retornem à capital por volta das 14h30.

SITUAÇÃO - O governador Eduardo Campos, que visita municípios da Mata Sul desde o começo da manhã, disse que duas pontes em Palmares foram arrastadas pela água. Em Água Preta, o nível da água chega aos telhados das casas. Os municípios estão sem abastecimento de água e energia elétrica. Muitos moradores estão ilhados, sem conseguir sair de casa.

Os bombeiros transferiram seu comando para Palmares. Cem homens atuam na cidade neste momento. Três helicópteros estão fazendo o resgate aéreo de moradores que ficaram ilhados.