Tragédia

Eduardo e Nelson Jobim planejam reconstrução de cidades devastadas pelas chuvas

Chico Ludermir
Chico Ludermir
Publicado em 23/06/2010 às 13:02

Depois de sobrevoar os municípios de Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco e Água Preta, o governador Eduardo Campos e o Ministro da Defesa Civil Nelson Jobim desceram em Barreiros e Palmares para verificar a situação atual das cidades devastadas pela chuva. Após período de emergência, virá o processo de reconstrução das cidades.

“Para destruir foram poucas horas de muita águas. Para reconstruir vai precisar de muita união e muita capacidade de planejar ações”, definiu Campos.

Veja galeria de fotos do sobrevoo



A recuperação da cidade vai acontecer com o apoio do exército e com os órgãos operativos do governo do estado. Segundo o governador, topógrafos e engenheiros já estão percorrendo terrenos que serão desapropriados até a próxima semana para poder desenhar o projeto de reconstrução de casas. Uma outra equipe está contando as casa que foram abaixo ou condenadas que já somam 6 mil.

“O que é consenso é que não da pra refazer casas nos leitos dos rios”, definiu.

As pontes que ligam as cidades estão sendo reestabelecidas, e checadas. Na PE-96, o exército já está colocando a ponte móvel de um lado e do outro da cabeceira da ponte ponte. Até sexta-feira a comunicação entre Barreiros e Palmares deve ser reestabelecida.

A estratégia de utilizada por Campos para agilizar as respostas do governo foi a elaboração de um projeto de lei, já enviado à Assembleia em caráter de Urgência “A melhor forma de fazer é um fundo estadual. Será um único ordenador e uma conta para total transparência”.