chuvas

Sobe para 15 o número de mortos das chuvas em Pernambuco

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 23/06/2010 às 9:12

Subiu para 15 o número de mortos em consequência das chuvas que atingiram Pernambuco na última semana. Nesta manhã de quarta-feira (23), dois óbitos foram registrados em Água Preta, na Zona da Mata Sul.

Os dois mortos de Água Preta ainda não foram identificadas. A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) está fazendo o levantamentos dessas mortes nesta manhã.

» Veja hotsite sobre a tragédia das chuvas e saiba como ajudar

O governador Eduardo Campos e o ministro da Justiça, Nelson Jobim, sobrevoaram as áreas afetadas esta manhã.

Ontem à noite, havia sido descoberta a 13ª vítima fatal das chuvas no Estado: Claudemir Olímpio da Silva, 33 anos, que morreu em Barreiros, que foi arrastado pela correnteza ao tentar atravessar a nado o Rio Una quando foi arrastado pela correnteza.

Os números de desabrigados continuam em 17.808 e 24.552 desalojados. Não há dados oficiais do número de desaparecidos. Técnicos da Codecipe e Defesa Civil dos municípios afetados estão no local fazendo levantamento de dados, por isso, os números devem subir.

MORTES - No Córrego do Sargento, na Linha do Tiro, Zona Norte da cidade, um deslizamento matou cinco pessoas de uma mesma família - os pais e as três filhas. Também na Zona Norte, no bairro de Dois Unidas, um deslizamento matou outras três passoas: as vítimas foram um homem e duas crianças - uma de um ano e outra de oito meses.

Em Jabotão dos Guararapes, no Grande Recife, houve uma morte. Um jovem de 21 anos, David Anderson Alves da Silva, morreu ao pular na noite dessa sexta-feira no Rio Jaboatão.

Uma idosa morreu em Palmares, na Zona da Mata. Ela foi encontrada sob uma geladeira no primeiro andar de uma casa. Em Belo Jardim, no Agreste, um adolescente foi arrastado pela correnteza. Perto dali, em Cortês, um homem morreu em um deslizamento.

A Codecipe divulgou a lista atualizada de municípios afetados pelas chuvas.

EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA - Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Correntes, Cortês, Jaqueira, Palmares, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão.

EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
- Agrestina, Altinho, Amaraji, Belém de Maria, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Chã Grande, Escada, Gameleira, Gravatá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Palmeirina, Pombos, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Tamandaré, Vicência e Xexéu.

OUTROS MUNICÍPIOS AFETADOS - Abreu e Lima, Aliança, Angelim, Araçoiaba, Belo Jardim, Cachoeirinha, Igarassu, Itamaracá, João Alfredo, Jurema, Limoeiro, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.