SAÚDE

Petrolina confirma quase 700 casos de dengue

Roseane Albuquerque
Roseane Albuquerque
Publicado em 30/06/2010 às 14:17

Mais 30 agentes de endemias devem ser contratados pela prefeitura de Petrolina para auxiliar no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Em comparação ao ano passado, o número de casos notificados da doença registrou um aumento considerável no município sertanejo.

“Existe a confirmação de 695 casos. Isso é um número preocupante se compararmos com o ano passado, quando tivemos ao longo de 2009, 349 casos notificados e 110 confirmados”, frisa o gerente de endemias da prefeitura de Petrolina, Jailson Araújo.

A partir da próxima semana, será realizado mais um Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti. O objetivo é mapear as áreas mais críticas da cidade e, em cima dos resultados, direcionar as ações de combate ao mosquito vetor.

No último levantamento registrado, os bairros que indicavam maior infestação foram o Henrique Leite, Vila Eduardo, São Gonçalo e João de Deus.

“Nestas áreas intensificamos atividades educativas e ações, para reduzirmos o número de focos e, consequentemente, de casos. Agora vale salientar que este ano o registro de casos está acontecendo de maneira atípica, ou seja, percebemos a interiorização dos casos, com números registrados em localidades como Rajada, Pau Ferro, Caróa, além das áreas irrigadas, a exemplo dos núcleos 5, 7 e 9 do projeto Senador Nilo Coelho”, entrega Araújo.