VISTORIA

Transporte escolar na mira do Detran

Jonnath Monteiro
Jonnath Monteiro
Publicado em 05/07/2010 às 13:26

Começou nesta segunda-feira (5) e segue até o dia seis de agosto o período para realizar a vistoria do transporte escolar. Em Caruaru, o procedimento pode ser realizado na unidade da Ciretran, que fica às margens da BR 104, das 08h às 13h, de segunda a sexta-feira. Não é cobrada nenhuma taxa.

A vistoria dos transportes escolares acontece semestralmente com o objetivo de controlar a qualidade dos serviços prestados e garantir a segurança dos passageiros, geralmente crianças. A dica do chefe do departamento de veículos da Ciretran Caruaru, Emmanuel Amorim, é se antecipar. “Quem vem nos primeiros dias não enfrenta fila e é atendido prontamente. Quanto mais se aproxima do fim do prazo, mais fica tumultuado”.

Para realizar o procedimento, o proprietário do veículo precisa levar os seguintes documentos: original e cópias do certificado de registro de veículo (CRV), Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) quitado, CNH (Categoria D), Identidade, CPF e certificado de aprovação no curso de formação de condutor de transporte escolar ou a referida atualização, se não constar no registro da habilitação.

Quem desobedecer ao prazo e não realizar a vistoria, está sujeito a multa grave, no valor de R$ 127,69, além da retenção do veículo até a regularização.

REQUISITOS - Para receber a aprovação na vistoria, é preciso estar adequado às normas estabelecidas pelo Detran. O motorista deve ser habilitado na categoria “D” e ter idade superior a 21 anos. Quanto ao veículo, são observados os seguintes itens: cor e tamanho das faixas laterais com a inscrição ESCOLAR, equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), cinto de segurança em número igual ao de passageiros, lanternas na cor branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior do veículo.