ARTE

Artesão representa Sertão de Pernambuco na Fenearte

Pablo Esteves
Pablo Esteves
Publicado em 07/07/2010 às 16:06

O artesanato de Pernambuco se une com as produções de todo o Brasil e mais 28 países na XI Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte). O evento, que acontece até o dia 11 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda, reúne produções artísticas de todos os segmentos, sendo vitrine para os artesãos e artistas plásticos do interior.

O município de Lagoa Grande, no Sertão, está representado pelas figuras sacras esculpidas em madeira umburana. No estande do artesão Mazinho Santana, a imagem representando Maria com o Corpo de Cristo nos braços está entre as mais apreciadas pelos visitantes.

\"Além de fazer figuras sacras, gosto de representar a imagem do nordestino. Faço a mulher levando água na cabeça, os retirantes deixando a cidade, entre outras\", disse o artesão.

Cada peça feita por ele demora cerca de quatro dias para ficar pronta. Utilizando apenas uma talhadeira e lixa, o artista transforma um tronco de árvore em obra de arte.

\"Tenho que fazer todos os detalhes e deixar a peça toda pronta antes de iniciar a pintura. Essa coloração é aplicada com anilina, o que garante um tom mais escuro e duradouro\", explicou.