EDUCAÇÃO

Caruaru é destaque em ensino fundamental de Pernambuco

Emanuela Dias
Emanuela Dias
Publicado em 08/07/2010 às 12:01

O município de Caruaru, no Agreste do Estado, está numa posição privilegiada em Pernambuco. Pelo menos no que se refere à educação.

De acordo com o dado revelado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, a cidade teve nota superior aos principais municípios da Região Metropolitana do Recife, ultrapassando as metas estabelecidas pelo Governo Federal.

Segundo a pesquisa, a Capital do Agreste foi comparada com as cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.Os dados avaliados pelo IDEB revelou que a média das três cidades metropolitanas fica entre 3.7 e 2.7 referentes aos ensinos Fundamental I e Fundamental II. Os números de Caruaru são de 4 e 3.4, respectivamente.

No Ensino Fundamental I, que vai do 2º ao 5º ano, a nota foi de 3,7 para 4, superando a meta para 2009, que era de 3,8. No Fundamental II, do 6º ao 9º ano, a nota, que no último IDEB, em 2007, era 3,1, agora subiu para 3,4, batendo a meta do MEC.

Assim, o ensino público de Caruaru está situado entre os primeiros colocados no ranking dos 184 municípios de Pernambuco.

O IDEB - A pesquisa é realizada de dois em dois anos. O IDEB é um indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade do ensino básico nas escolas de todos os municípios brasileiros, através de informações obtidas pelo censo escolar que analisa o fluxo escolar e o desempenho dos alunos nas avaliaões como Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).