EVENTO

Corrida de jericos agora em São Paulo

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 12/07/2010 às 14:01

Nordestinos que vivem no Estado de São Paulo também poderão conferir toda a irreverência do Festival de Jericos de Panelas. É que, de tão famosa, a festa resultou na criação do 1° Mega Jegue, evento que será promovido no próximo sábado, no Jockey Club de Sorocaba, numa realização da Casa do Quarto de Milha de Corrida. Os dez jegues mais velozes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe serão transportados para o evento, onde haverá bolsa de apostas para os endinheirados.

A ideia de levar os jegues à corrida a São Paulo surgiu após a visita do criador de cavalos Jonatas Dantas ao Festival Nacional de Jericos, em Panelas. Proprietário do Ana Dantas Ranch, Jonatas realizou parceria com a Secretaria de Cultura de Panelas para organizar uma premiação inédita àquela região.

“O Mega Jegue tem o objetivo de levar ao conhecimento dos criadores de Quarto de Milha a corrida que já tem tradição no Nordeste desde 1973. É uma forma de relembrar os muitos nordestinos que vivem no Estado de São Paulo e fazer menção às suas origens”, contou Dantas.

Organizador desse intercâmbio de festivais, o prefeito de Panelas, Sérgio Miranda, diz que, além da divulgação da festa, que se consolida no cenário turístico e cultural nordestino, outro objetivo de se promover o evento em São Paulo é comemorar o fim da do evento matança indiscriminada dos animais.

“Os festivais denunciaram e ajudaram a evitar a extinção do jerico”, destacou Miranda. “O Brasil inteiro vai conhecer nossa festa e, em breve, a corrida de jumentos se tornará tão importante quanto as de cavalos, pois gera muitos empregos.”

O Mega Jegue acontece durante o 3rd The Dream Of Speed Sale, no Jockey Club de Sorocaba, localizado no quilômetro 85,5 da Rodovia Castello Branco, sentido São Paulo/interior. O evento já tem programação das 13h às 16h.