ELEIÇÕES 2010

Cartório Eleitoral de Caruaru começa a convocar mesários

Jonnath Monteiro
Jonnath Monteiro
Publicado em 14/07/2010 às 17:30
NOTÍCIA
Leitura:

Mais de duas mil pessoas de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, já estão recebendo pelos correios, a carta de convocação do Tribunal Regional Eleitoral para trabalhar como mesário, nas eleições do dia três de outubro.

Na casa do gerente de Loja, Silvio Barbosa, a notificação chegou no início do mês. Ele recebeu a convocação de forma positiva para ser suplente de mesário, mas sugeriu mudanças.

“Acho que o sistema de dar folgas não compensa. Seria melhor se a gente fosse remunerado para o serviço”, disse.

O que muita gente não sabe é que exercer essa função no processo eleitoral dá direito a algumas vantagens previstas na resolução 23.218/2010, do TRE. Entre elas estão dois dias de descanso no emprego por cada dia trabalhado nas eleições, preferência no desempate em alguns concursos públicos, desde que previsto no edital e auxílio-alimentação no dia trabalhado.

Contudo, não podem ser mesários, candidatos ou parentes de até o segundo grau e menores de 18 anos. Quem for convocado e não comparecer deve apresentar uma justificativa.

“O faltoso deve ir no fórum eleitoral e explicar porque não pôde trabalhar. Quem não fizer isso pode ter que pagar multa”, explicou Onasses Araújo, chefe do Cartório Eleitoral da 105º zona eleitoral de Caruaru. Ainda segundo Araújo, nas eleições de 2008 a multa foi no valor de R$ 175.

Mais Lidas