MUDANÇA

Moradores de Pesqueira protestam contra transferência de delegado

Paulo Ricardo Sobral
Paulo Ricardo Sobral
Publicado em 14/07/2010 às 8:12

Uma passeata foi realizada nessa terça-feira (13), em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Motivados pelo afastamento do delegado municipal, Guido Lins, os moradores saíram do bairro do Prado e seguiram em direção ao Centro da cidade. Segundo o delegado, um dos motivos da saída dele seria uma represália por ele haver reivindicado melhorias no efetivo policial da cidade.

“Pesqueira possui atualmente um efetivo de sete poliais civis, mas apenas um pode fazer diligências na rua. Das duas viaturas, apenas uma está em bom estado para o uso, a outra está quebrada”, afirmou o delegado em entrevista concedida à TV Jornal. Além desse efetivol, a cidade possui cerca de 60 militares, com quatro viaturas, mas apenas duas estão sendo utilizadas.

Outro possível motivo para o afastamento do delegado seria o aumento significante de diversos crimes nos últimos dias. Só neste mês de julho, até o dia 10, foram registrados três homicídios no município, contabilizando 24 este ano.

A polícia encontrou na noite da última sexta-feira (9) o corpo do servente de pedreiro José Edson de Oliveira Melo, de 39 anos, assassinado com três tiros. Este foi o segundo homicídio, em menos de uma semana, no bairro do Prado.

O local é um dos mais populosos da cidade - possui atualmente 14 mil moradores - e compreende ainda três loteamentos: São Francisco, Pedra Redonda e Portal. Nesse último, fica o Presídio Desembargador Augusto Duque, um dos possíveis motivos do acréscimo na violência.

O presídio possui mais de 70 presos que vieram de outras cidades, o que faz com que as famílias e comparsas  também se mudem para o município. A vinda e a relação dessas pessoas para a cidade assustam os moradores.

O delegado Guido Lins não quis falar sobre o afastamento, mas informou que assumirá a delegacia de Betânia, no Sertão do Estado.

Em nota à imprensa, a Chefia de Polícia Civil informou que a mudança do titular da Delegacia de Pesqueira aconteceu em virtude de mera movimentação administrativa entre as autoridades policiais. Ainda segundo a nota, o novo delegado da cidade é Wesley de Oliveira, antes lotado na Delegacia de Custódia, mas que já se apresentou à Delegacia Regional de Belo Jardim para iniciar os trabalhos.