TRÂNSITO

Visita da Destra gera polêmica nas ruas dos Guararapes em Caruaru

Jonnath Monteiro
Jonnath Monteiro
Publicado em 16/07/2010 às 16:33

Técnicos de trânsito e o secretário executivo da Autarquia de Defesa Social, Trânsito e Transporte de Caruaru (Destra), João Bosco, estiveram na manhã dessa quinta-feira (16), pela manhã nas ruas próximas ao Centro de Saúde Amélia de Pontes, nos Guararapes, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O objetivo foi medir calçadas e ruas para realizar a sinalização do local.

“Vamos pintar a via nas áreas onde os veículos puderem estacionar e reforçar a sinalização vertical com placas informando onde a parada está permitida”, explicou Bosco.

As medidas foram adotadas depois que comerciantes, motoristas e trabalhadores das oficinas fizeram protestos para pedir uma atuação mais branda dos agentes de trânsito da Destra.

“Eles estão multando os veículos de todo mundo que estaciona aqui pra gente realizar algum serviço”, alegou o eletricista, Antônio José.

O secretário contestou, “não podemos desobedecer o Código de Trânsito Brasileiro que diz que é proibido estacionar em fila dupla. Isso está prejudicando o tráfego de veículos por essas ruas”. 

A visita acabou terminando em confusão. Secretário e Comerciantes entraram numa verdadeira discussão. A comerciante Eliane Araújo defendeu os trabalhadores, “não podemos deixar que isso aconteça. Esse espaço aqui é utilizado há mais de 50 anos. Mais de 60 pais de família precisam trabalhar aqui pra se manter”, disse ela.

A pintura da via deve acontecer na noite desta sexta-feira. Caso o plano da Destra não funcione, os comerciantes e trabalhadores prometem realizar outros protestos. Nessa quinta-feira (15), eles fecharam as ruas queimando pneus. Um movimento semelhante aconteceu no dia 17 de junho.