EDUCAÇÃO

Alunos da Zona da Mata aguardam início das aulas. No Agreste, os estudos já recomeçaram

Paulo Ricardo Sobral
Paulo Ricardo Sobral
Publicado em 20/07/2010 às 9:51

Os estudantes de escolas estaduais de Pernambuco retornaram as aulas nessa segunda-feira (19). Em colégios caruaruenses, como o Estadual, o Adélia Leal e o Mario Sette a movimentação dos alunos pôde ser vista no início da manhã.

As últimas semanas foram de capacitações para os professores da rede estadual. \"O corpo docente participou de palestras e reuniões, tudo para estar pronto para a volta\", comentou o gerente Regional de Educação, Antônio Fernando.

Em Caruaru, nenhuma escola foi danificada pelas chuvas, mas esta não é a mesma situação de outras cidades do Estado. Pelo menos 50 escolas foram atingidas pelas chuvas na Zona da Mata de Pernambuco. Destas, sete ficaram destruídas e 43 tiveram a estrutura danificada. Isto significa que mais de 38 mil alunos encontrarão algumas mudanças na volta às aulas.

\"Cada cidade terá uma alternativa, mas as aulas não deixarão de começar até o dia 30 deste mês\", garantiu o secretário Estadual de Educação, Nilton Mota. As aulas acontecerão em prédios cedidos pelos governos estaduais e municipais. Em Palmares, por exemplo, as aulas serão realizadas na FAMASUL, uma autarquia de ensino superior municipal que está sediando, atualmente, o gabinete de crise do governo do estado.

A Secretaria de Eduação do Estado informou ainda que as escolas estaduais que estão servindo de abrigo serão desocupadas neste mesmo período para o início das aulas. Os abrigados serão destinados para as barracas-casas que estão sendo disponibilizadas pelo governo.