Chuvas

Após perda de produção leiteira, estradas começam a ser recuperadas no interior

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 20/07/2010 às 17:16
NOTÍCIA
Leitura:

Após a perda de 50 mil litros de leite ao dia pelos produtores do Agreste devido à destruição das estradas pelas chuvas que impossibilitaram o transporte da produção leiteira, começou, nesta terça-feira (20), em regime emergencial, a recuperação de estradas que ligam 29 municípios da região, dentre eles, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde.

A informação foi dada pelos secretários de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e de Transportes, Eugênio Sales, durante o encontro na Indústria da Perdigão/BRF Brasil Foods, em Bom Conselho. O leite é utilizado pela Perdigão para produzir seus produtos. O coordenador de Logística de Transporte da empresa, Laurindo Zago, informou que viu a notícia com satisfação e que já teve um caso parecido com a unidade de Ouro Verde, em Goiás, onde a situação só foi contornada após a recuperação das estradas ter sido feita emergencialmente.

A perdigão faz a captação de 150 mil litros de leite ao dia dos produtores do Agreste, o objetivo até desembro de 2010 e que esse número chegue aos 300 mil. Para tentar minimizar o prejuízo da empresa e dos produtores, no próximo dia 30, um novo encontro irá avaliar a situação e a Secretaria de Transportes apresentará o plano do Governo do Estado para a rota do leite que recuperará toda a malha viária da região.

ESTRADAS - A PE-233, numa extensão de mais de 25 quilometros, que dá acesso a Iati, Águas Belas, Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Logrador dos Leões, cujo volume transportado de leite chega a 70 mil litros diários, é uma das mais prejudicadas. A outra rodovia é a 214, que liga Barra do Brejo, Lagoa do Ouro e Correntes, onde a captação é de 20 mil litros diários.

As cidades impossibilitadas de escoar a produção leiteira devido à destruição das cidades são Águas Belas, Alagoinhas, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, Capoeiras, Caruaru, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Paranatama, Pedra, Pesqueira, Quipapá, Saloá, São Bento do Una, São João, Teresinha, Tupanatinga e Venturosa.

Mais Lidas