SAÚDE

Agentes de saúde de 12 cidades do interior são treinados para realizar teste do pezinho

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 28/07/2010 às 9:18

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) está realizando até esta sexta-feira (30), em Caruaru, no Agreste do Estado, um treinamento para coleta de sangue em calcanhar de recém-nascidos do Programa Estadual de Triagem Neonata.

O treinamento teve início nessa segunda-feira (26) e está acontecendo nas dependências do  Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O curso é voltado para 12 dos 32 municípios da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres), onde cerca de 50 profissionais dessas cidades estão sendo treinados sobre como realizar o teste do pezinho nos recém-nascidos.

» Confira quais as cidades beneficiadas com esse treinamento:

Alagoinha
Cupira
Cachoeirinha
Jataúba
Jurema
Panelas
Porção
Sairé
São Caetano
Santa Maria do Cambucá
Tacaimbó
Toritama

O objetivo do curso é fazer com que as mães não precisem se deslocar desses municípios como seus bebês para realizar o teste em Caruaru. 

“O teste consiste na coleta de sangue do calcanhar do recém-nascido. O material de triagem é analisado no Lacen-PE e os portadores de resultados positivos são encaminhados ao serviço de referência, no Hospital da Restauração (HR), para o diagnóstico clínico, novos exames e, se preciso, o tratamento”, informou Pérola Ayres, coordenadora do Programa Estadual de Triagem Neonatal do Lacen.