FESTA

Cabras de Lampião comemoram 15 anos com programação em Serra Talhada

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 29/07/2010 às 9:57

Uma programação especial vai marcar os 15 anos do grupo de danças Cabras de Lampião, de Serra Talhada, distante 418 km do Recife.

O grupo é um dos mais representativos da cultura do xaxado, sendo considerado Ponto de Cultura pelo Governo do Estado.

O evento, que acontece no dia 1º de agosto, vai contar com uma missa, apresentação musical e de danças. O palco será montado no terreiro da casa onde nasceu Lampião, no Sítio Passagem de Pedras, distante 35 km do centro de Serra Talhada.

A programação terá inicio às 9h com uma missa presidida pelo Monsenhor Assis Rocha. A celebração vai contar com a presença de moradores da zona rural de Serra Talhada e região.

Já estão confirmadas as presenças de professores e alunos da UFRPE, Universidade do Vale do Anhangabaú (Gravatá), Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada, da Faculdade Integrada do Sertão, das escolas da rede estadual e municipal, além de historiadores e pesquisadores de todo Brasil - filhos, netos, parentes de ex-cangaceiros e ex-volantes.

Além da apresentação do Grupo Cabras de Lampião, outras companhias de danças vão marcar presença no evento, entre elas: Danças Raízes (Taquaritinga do Norte), Grupo Mulheres do Cangaço (PB), Grupo Dinâmico Cultural do SESC (PB) e Grupo Tenente Lucena do SESC (PB).

Os estudiosos e pesquisadores poderão conhecer mais sobre a história de Lampião no Barracão do Cangaço. No lugar estarão expostos Livros, documentários em vídeo, CDs de xaxado e literatura de cordel de diversos autores, fazendo com que os participantes conheçam as mais destacadas obras literárias que abordam o tema.