CERTIFICADO

Produção de uva e manga do Vale do São Francisco recebe selo de indicação

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 29/07/2010 às 15:27

A uva de mesa e a manga produzidas no Vale do São Francisco conseguiram o Selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A solenidade de lançamento da Indicação Geográfica acontece nesta quinta-feira (29), no estande do Sebrae, na Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri 2010), em Petrolina, no Sertão do Estado.

Na prática, isso representa uma proteção para estes produtos sertanejos, pois evita que frutas produzidas em outros locais utilizem o nome do Vale do São Francisco. Além disso, é a primeira vez que frutas in natura, desenvolvidas em dois estados – Pernambuco e Bahia – recebem o selo.

“A conquista desta certificação representa um marco na história da nossa fruticultura irrigada, pois é o resultado de um trabalho sério e compromissado, e que é reconhecidamente, um dos melhores do mundo”, explica o vice-prefeito de Petrolina, Domingos Sávio Guimarães.

Na região, a entidade que detém o registro é o Conselho da União das Associações e Cooperativas dos Produtores de Uvas de Mesa e Mangas do Vale do Submédio São Francisco (Univale), que agrega cerca de 342 produtores de Petrolina e Juazeiro (BA).