BENEFÍCIO

Petrolina intensifica ações do programa Banco de Leite

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 06/08/2010 às 9:47

Dicas como o posicionamento do bebê na hora da amamentação, ordenha manual, a importância do leite materno para a proteção da criança fazem parte da rotina do Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno (BIAMA), instalado no Hospital Dom Malan, em Petrolina.

Mas até hoje (5), as orientações serão intensificadas pelos profissionais da unidade de saúde, em virtude das ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno.

“É muito importante que as mães tenham sempre consciência de que o leite materno é um alimento complexo para o bebê, permite que a criança tenha um crescimento saudável, previne doenças até a fase adulta”, faz questão de frisar a médica e coordenadora do BIAMA, Flávia Helena Guimarães.

Com uma média de 30 atendimentos diários, o Banco de Leite do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP Hospitalar, oferece apoio e orientações às futuras mamães, através de palestras. Também recolhe leite que – após pasteurizado – é distribuído para recém-nascidos prematuros que ficam sob os cuidados da UTI neonatal, além do projeto Mãe Canguru. Os serviços do BIAMA também são acionados por outras unidades de saúde públicas e privadas da região.

O trabalho de orientação sobre o aleitamento materno já rendeu ao Hospital Dom Malan o selo “Hospital Amigo da Infância”, concedido pelo Unicef.