VISITA

Delegação Boliviana visita Cumaru para conhecer experiências no Semi-Árido

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 23/08/2010 às 14:00

Representantes do governo da Bolívia estarão nesta terça-feira (24), em Cumaru, no Agreste de Pernambuco, conhecendo experiências da Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA) com tecnologias sociais para captação de água da chuva.

Serão visitadas experiência dos Programas Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2). A visita desta terça contará também com representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), financiador dos programas da ASA.

Esta não é a primeira vez que o município de Cumaru recebe uma delegação internacional para que as famílias agricultoras da região possam multiplicar suas experiências com a captação de água da chuva.

Em 2008 a família da agricultora Joelma Pereira, da comunidade de Pedra Branca, recebeu a delegação africana. E no início deste mês de agosto representantes do governo do Paraguai também estiveram na comunidade de Pedra Branca visitando a experiência da agricultora e na comunidade de Queimadas, também em Cumaru, visitando a experiência do agricultor Luís Eleutério.

ASA – A Articulação no Semi-Árido Brasileiro é um fórum de organizações da sociedade civil, que atuam em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido brasileiro. Criada em 1999, a ASA congrega, atualmente, mais de mil entidades dos mais diversos segmentos. E executa a implementação de tecnologias sociais para garantir o acesso das famílias do Semiárido à água de qualidade. A ASA já construiu em torno de 300 mil cisternas, beneficiando mais de um milhão e quinhentas mil pessoas em todo o Semiárido.