ANIVERSÁRIO

Petrolina comemora 115 anos de emancipação política

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 21/09/2010 às 7:30

A Avenida Guararapes, no centro de Petrolina, será tomada por uma onda de cores, música e celebrações nesta terça-feira (21), quando o município sertanejo festeja 115 anos de emancipação.

Em toda a extensão da via pública, carros alegóricos, alunos de escolas públicas e privadas, representantes de instituições e clubes de serviços devem participar do tradicional desfile, que este ano traz como tema “Chegamos aos 100 anos afinados com o futuro”, numa clara alusão ao centenário da Sociedade 21 de Setembro (Clube da 21) e da Philarmônica que leva o mesmo nome.

As pessoas que forem até o local prestigiar o evento – que começa a partir das 8h30 – devem assistir a um desfile que vai remontar desde os antigos carnavais e bailinhos, até  às mais recentes exposições e pocket shows que aconteceram na Sociedade 21 de Setembro. A retrospectiva da Philarmônica, com as principais apresentações, os colaboradores, as alvoradas, músicos e regentes também serão lembrados.

O desfile deve seguir a seguinte ordem de apresentação: Philarmônica 21 de Setembro, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Escola Sorriso, Patrulheiros Mirins/5° BPM, Instituto Federal do Sertão, Os Desbravadores, Os Aventureiros, Escolinha de Futebol Millenium, EMAAF, Colégio Encontro, Colégio Alternativo, escolas estaduais, Secretaria municipal do Desenvolvimento Social e Trabalho, Secretaria de Educação, Colégio Dom Bosco, Escola Desafio,Clube do Fusca, Academia de Judô, Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) e SESC.

Além do desfile, a programação do aniversário de Petrolina inclui ainda o sorteio de 600 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Destas unidades, 400 serão entregues inicialmente e a outra parte, numa segunda etapa. O sorteio está agendado para esta segunda-feira (20), às 17h, no estádio Paulo de Souza Coelho.

“Quem está cadastrado deve comparecer ao local para acompanhar todo o processo. Após o sorteio, uma equipe da superintendência de Habitação vai procurar os sorteados e verificar se eles se encaixam nos critérios exigidos pelo Ministério das Cidades”, explica o superintendente de Habitação da prefeitura de Petrolina, Ednaldo Lima.

DINAMISMO – Antiga passagem de tropeiros, Petrolina é conhecida hoje como uma das mais dinâmicas cidades do Nordeste. Pode ser bem representada tanto por imagens-símbolo como a Catedral, a Concha Acústica, o bodódromo, a Ilha do Rodeadouro, orla, as ilhas fluviais, cultura, religiosidade, quanto pelos números que ostenta, sobretudo, na economia. Ao lado de outros municípios que compõem o Vale do São Francisco, Petrolina é tida como um dos principais pólos exportadores da fruticultura irrigada do país.