Condenação

MPF condena um dos envolvidos em desvio de medicamentos do SUS

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 21/09/2010 às 18:24

O primeiro a ser condenado pelo desvio de medicamentos do Sistema Único de Saúde foi José Wanderlei Ferreira Guimarães, acusado de ser o \"atravessador\" no esquema criminoso que adquiria produtos de procedência ilícita e os revendia a empresas do ramo de distribuição de medicamentos. Ele foi condenado a cinco anos, seis meses e 20 dias de reclusão, além do pagamento de multa pelo crime de receptação qualificada.

Na casa de José Wanderlei foram apreendidos cerca medicamentos com inscrições “Ministério da Saúde”, “proibido comércio” e “venda proibida”. Uma testemunha declarou que o laboratório Hebron confirmou que os lotes de remédios então apreendidos com o condenado haviam sido encaminhados exclusivamente à Secretaria da Saúde do Estado de Pernambuco.

Além de José Wanderlei Ferreira Guimarães, quase 50 pessoas já foram denunciadas pelo MPF em virtude de participação no esquema criminoso. O órgão anuncia que, diante da grande quantidade de envolvidos, outras denúncias podem vir a ser oferecidas.