INFRAESTRUTURA

Laboratório de inseminação artificial será instalado no interior

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 22/09/2010 às 14:26

Começaram este mês, as obras de construção da Estação de Monta, que é o primeiro laboratório de inseminação artificial de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco.

Os trabalhos são desenvolvidos pelas Secretarias de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi) e de Infra-estrutura e Meio Ambiente (Seima), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

A Estação de Monta é um laboratório de inseminação artificial para caprinos e ovinos, construído no Parque de Exposição Paulo Fernando Alencar Macedo, no distrito de Jutaí e servirá de referência no programa de melhoramento genético de animais no Vale do São Francisco.

“Todos os caprinovinocultores do município terão a oportunidade de escolher a melhor raça e inseminar as matrizes melhorando geneticamente o rebanho”, disse o secretário de Agricultura de Lagoa Grande, Reginaldo Alencar, adiantando que os trabalhos de inseminação serão realizados por técnicos do município e da Codevasf, além de uma parceria entre a Embrapa e a Univasf.

A previsão é que a partir de fevereiro de 2011 o laboratório comece a funcionar. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura da cidade informou que todo material para o trabalho de inseminação já foi comprado, assim como os equipamentos para o banco de alimentos que será agregado a estação.