Duplicação

Chuvas atrasam obra de Ribeirão até Palmares

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 23/09/2010 às 7:55

O restante da duplicação da BR-101 Sul, o chamado lote 8, entre Ribeirão e Palmares, na Mata Sul, também deveria estar sendo finalizado este mês. Mas a devastação provocada pelas chuvas na região, em julho, atrasou a conclusão. A nova previsão agora é dezembro. São 40 quilômetros, executados por R$ 258 milhões pelo consórcio OAS, Mendes Júnior e Camargo Corrêa.

O trecho está com mais de 80% pronto. Dos 40 quilômetros, dez ainda não foram duplicados. A rodovia também está sem sinalização vertical e horizontal. O pior ponto fica em Palmares, onde o Rio Una destruiu a ponte recém-construída na duplicação. A ponte está sendo reconstruída e só deverá ficar pronta no fim do ano. Se os prazos do Dnit vingarem, Pernambuco terá mais de cem quilômetros da BR-101 duplicados e em excelentes condições de tráfego no início de 2011. “A conclusão do lote 8 deverá coincidir com o fim dos trabalhos do lote 6, na BR-101 Norte, que está sendo executado pelo Exército Brasileiro. Pelo cronograma dos militares, a pista duplicada estará pronta em dezembro e a recuperação da antiga, que é bem mais rápido, será finalizada em seguida”, explicou Euclides Bandeira, do Dnit.

A duplicação do trecho da BR-101 entre Palmares e Alagoas, único trecho da rodovia no Estado que permanece mão dupla, também está andando. São 24,7 quilômetros que começaram a ser duplicados em maio e deverão ficar prontos em setembro de 2011, ao custo de R$ 142 milhões. Segundo o Dnit, trabalhos de terraplenagem foram feitos em pelo menos dez quilômetros.