ARTE

Exposições encerram temporada em Garanhuns e Petrolina

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 24/09/2010 às 10:00

Ainda dá tempo para visitar as exposições “Arquiteturas do Imaginário”, de Paulo Bruscky, no Sesc Garanhuns e “Território Expandido”, de Fernando Augusto, no Sesc Petrolina. As duas ficam em cartaz até este sábado (25), das 9h às 22h, e a última até esta quinta-feira (30), de segunda a sexta, das 14h às 19h. A entrada é gratuita em todas as galerias.

“Arquiteturas do Imaginário” reinaugura a Galeria de Artes Ronaldo White, do Sesc Garanhuns, que foi ampliada e requalificada. Paulo Bruscky traz para o público garanhuense um recorte de sua vida profissional, desde suas principais obras e registros de performances acontecidos na década de 70 até os dias atuais, com suas obras que participaram da última Bienal de Havana, em Cuba, além de algumas obras inéditas.

A exposição, que tem curadoria de Cristiana Tejo, conta ainda com uma grande variedade de linguagens, uma característica de Bruscky, permeando por vários suportes e experimentações, indo desde a fotografia, vídeos e instalações, até performances e arte-correio.

Já o artista visual Fernando Augusto expõe seu trabalho “Território Expandido” na Galeria de Artes Ana das Carrancas, do Sesc Petrolina.

A mostra conta com a série de desenhos e fotografias de 2004 que demarcam um território simbólico através do registro de ações performáticas, tornando-se um marco da virada considerável no trabalho do artista.

Nos desenhos, Augusto utiliza plantas baixas de habitações, com sobreposições de fotografias, recados, passagens aéreas e de transporte público. A exposição tem ainda intervenções, registradas por fotografias, realizadas em terrenos baldios ou em localidades afastadas que marcam a sutileza e as problemáticas da ocupação simbólica.