INFRAESTRUTURA

Primeira UPA do interior é inaugurada nesta segunda-feira

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 27/09/2010 às 8:42

O município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, será o primeiro do interior do Estado a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A solenidade de inauguração está marcada para as 16h.

Batizada de Unidade de Pronto Atendimento Dr. Horácio Florêncio, em homenagem ao médico fundador do Instituto Pernambucano de Cirurgia e Ortopedia, a nova UPA está localizada na Avenida Jaboatão, s/nº, Indianópolis. Situada nas proximidades do Hospital Regional do Agreste (HRA), a unidade funcionará 24h por dia e terá capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia, nas especialidades de clínica médica, pediatria e traumato-ortopedia.

“A UPA funcionará em uma área estratégica tanto para a cidade como para o HRA, possibilitando a retirada rápida dos pequenos atendimentos do hospital e referenciando para a UPA, ajudando a desafogar o Regional”, explica o secretário de Saúde, Frederico Amancio. A expectativa é que a unidade beneficie os 289 mil habitantes de Caruaru, além da população de outros municípios da região.

No total, são sete consultórios, 18 leitos de enfermaria (sendo quatro destinados à estabilização dos doentes graves), sala de raios X e nebulização. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 6 milhões na nova UPA, incluindo a construção e compra dos equipamentos.

Além de Caruaru, outras dez UPAs já foram inauguradas: Paulista, Olinda, Igarassu, Imbiribeira, Caxangá, Torrões, Curado, Barra de Jangada, São Lourenço da Mata e Engenho Velho (Jaboatão). As próximas são: Cabo de Santo Agostinho, Casa Amarela, Ibura e Petrolina.