TECNOLOGIA

Águas Belas agora é cidade digital

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 29/09/2010 às 11:01

Uma torre, cabos e antenas wireless. A tecnologia de Internet banda larga chegou a Águas Belas, localizada a 310 km do Recife. A partir desta semana, a Prefeitura Municipal implanta o projeto \"Águas Belas Digital\" que vai oferecer acesso à rede mundial de computadores em 15 órgãos públicos, inicialmente.

Foram investidos mais de R$ 360 mil para disponibilizar a velocidade de 2 megas full à população. Com essa configuração, a rede não oscila e garante mais estabilidade nas conexões. Após a fase de testes, o município pretende estender o serviço a todos os cidadãos.

O funcionamento da Águas Belas Digital é simples. O ponto de saída da rede é na Prefeitura, onde está o servidor. A comunicação começa entre o computador e a antena instalada ao lado do prédio, que se comunicam com os roteadores instalados nos pontos de distribuição. De acordo com Ítalo Nogueira, diretor comercial da CMTECH, responsável pelo projeto, o município “passa a figurar como um ponto importante na expansão do Plano Nacional de Banda Larga. Isso porque a partir de agora possui uma rede robusta e diferenciada”.

Atualmente, foram contempladas com o sinal seis secretarias, o Hospital Municipal Dr. João Secundino, três escolas públicas municipais e a Casa de Parto Verônica Neves. “Em cerca de 20 dias veremos a possibilidade de conectar toda a cidade”, explica José Cícero Mendes, secretário de Planejamento e Gestão.