MÚSICA

Projeto musical tira crianças das ruas no interior

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 30/09/2010 às 14:44

Um projeto lançado recentemente utiliza a música para tirar as crianças e adolescentes das ruas da periferia de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. ‘Lata Orgânica’ é um projeto que ensina a garotada a batucar com materiais reciclados, como latas, baldes e toneis.

As aulas acontecem duas vezes por semana no Anexo da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, na Cohab III. Cerca de 30 alunos estão matriculados.

De acordo com o instrutor André Perazzo, o Lata Orgânica nasceu da necessidade de integrar as crianças e os adolescentes no meio percussivo para que eles desenvolvam habilidades musicais. “Nosso objetivo é que elas tornem-se musicistas e músicos através deste projeto”, conta o professor. Segundo André, o perfil da turma “é de crianças carentes, de cinco a 14 anos, que estão gostando muito da iniciativa”.

Apesar do pouco tempo, o grupo percussivo ‘Lata Orgânica’ já está ensaiando para a sua primeira grande apresentação. A garotada vai tocar no 2º Dia do Lazer, festa que a Prefeitura Municipal está preparando para comemorar o Dia das Crianças, no próximo dia 10 de outubro, no Pátio de Eventos.