Pecuária

Pernambuco beneficia produtores de leite de 24 municípios

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 01/10/2010 às 15:08

Cerca de 2 mil pequenos criadores de 24 municípios pernambucanos, organizados em associações, serão beneficiados com a instalação de 50 tanques de resfriamento de leite. O contrato no valor de R$ 1 milhão com a empresa Agrotec, vencedora da licitação para implantar os tanques, foi assinado nessa quinta-feira (30) pelo secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos.

O contrato com a Agrotec também prevê a prestação de serviço de montagem e instalação dos tanques, além de treinamento para os produtores beneficiários dos equipamentos. Cada tanque tem capacidade para resfriar 2 mil litros de leite ao dia.

O prazo para a Agrotec instalar os tanques de resfriamento de leite é de 60 dias. Os equipamentos serão abrigados em Centros Comunitários de Produção (CCP) construídos com esse objetivo. “É uma iniciativa que vai permitir que o agricultor de base familiar se enquadre na exigência do mercado, oferecendo um produto com competitividade”, destacou o secretário.

O resfriamento adequado do leite é uma exigência da Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que trata de requisitos para a produção e comercialização do leite in natura.

Os municípios onde os tanques vão ser instalados passaram por um processo de seleção. Foram exigidos requisitos como localização estratégica para comercialização do leite, propriedade com maior número de produtores atendidos e distribuição regular de água.