SAÚDE

Hospital de Petrolina apresenta medidas para reduzir casos de infecção

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 06/10/2010 às 13:00

A adoção de algumas medidas – a exemplo de filtros específicos para pacientes que precisam de ventilação mecânica – têm impactado de forma positiva no combate à infecção hospitalar. De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital de Urgência e Traumas de Petrolina (HUT), houve uma redução de até 15% nos riscos de infecção.

“Além de oferecer os equipamentos adequados para os profissionais, nossa preocupação é em orientar os usuários para que não ocorra a disseminação de micro-organismos dentro do ambiente hospitalar. São medidas simples que têm mudado, inclusive,  o comportamento  de familiares dos pacientes”, frisa a enfermeira e membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Daniela Gardel.

Dentre as alternativas utilizadas pela unidade de saúde estão a implantação de filtros bacteriostáticos – que ajudam o paciente a produzir menos secreções, reduzindo a possibilidade de infecção – e um trabalho de conscientização para que funcionários, visitantes e acadêmicos façam trabalho constante de limpeza das mãos nos locais indicados para a higienização, antes de entrarem nos leitos. Além disso, todos os profissionais que prestam assistência fazem uso de equipamentos de proteção, a exemplo de luvas, máscaras e óculos.

“Diariamente todos os setores do hospital são visitados, para que possam ser orientadas e avaliadas as condutas adotadas pelos funcionários. Todas as medidas de prevenção com relação à infecção hospitalar seguem o protocolo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, frisa o infectologista e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Rodrigo Videres.