PECUÁRIA

Caruaru realiza 2ª etapa da Campanha contra a Febre Aftosa

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 08/10/2010 às 8:00

A partir desta sexta-feira (8), o município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, inicia a segunda etapa da Campanha contra a Febre Aftosa. A ação é desenvolvida pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) em parceria com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Rural da cidade.

De acordo com a prefeitura municipal, só neste primeiro dia, cerca de 150 animais deverão ser vacinados no assentamento Nossa Senhora Aparecida, localizado na Zona Rural de Caruaru.  A previsão é que até o final da Campanha, 7.500 cabeças de gado sejam imunizadas na cidade. 

Em todo o país, o calendário de vacinação contra a Febre Aftosa acontece em duas etapas: A primeira foi em abril deste ano. A segunda inicia em outubro e segue até o começo de novembro. 

FEBRE AFTOSA - É uma doença viral altamente contagiosa que afeta bovinos, suínos, caprinos, búfalos e ovinos.  O animal contaminado com o vírus apresenta: febre alta, salivação, depressão, cansaço, anorexia e andar coxo, causado pelas vesículas dolorosas que aparecem nas patas do bicho.

O perigo maior da febre aftosa é o fato de ser uma doença altamente contagiosa, podendo se alastrar por enormes áreas com facilidade, gerando sérios prejuízos econômicos para os pecuaristas. Por esse motivo, quando se descobre focos de febre aftosa, todo o rebanho é sacrificado, para assim evitar o perigo da disseminação da doença.