MATA SUL

Obras de barragens só em 2012

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 08/10/2010 às 7:29

Os moradores dos municípios da Zona da Mata Sul terão que conviver pelo menos por mais dois anos com riscos de enchentes. Cinco das sete barragens anunciadas anteontem pelo governador Eduardo Campos na bacia do Rio Una só começarão a ser construídas em 2012. Os projetos só serão concluídos em 12 meses, para que, então, seja iniciada a licitação e, posteriormente, a assinatura da ordem de serviço para o começo das obras. O governador solicitou R$ 650 milhões à União. Duas outras barragens, cujos projetos estão prontos, terão as obras iniciadas em 2011, com previsão de conclusão em 2012.

“Vamos tentar evitar nova tragédia (a última aconteceu em junho e atingiu principalmente a Mata Sul) através da Operação Reconstrução, que está sendo realizada agora com a retirada da população das margens dos rios. Não podemos garantir que as primeiras barragens que ficarão pontas conseguirão segurar o fluxo da água”, explicou o secretário-executivo de recursos hídricos, Almir Cirilo. Uma empresa foi contratada para sobrevoar as bacias, fazer levantamento a laser e elaborar maquete eletrônica do relevo. “Assim, teremos informações precisas para elaborar os projetos”, acrescentou.

A construção das sete barragens faz parte de um projeto contenção de cheias nas bacias dos Rios Sirinhaém, Mundaú e Una, principais cursos d’água que provocaram a enchente no mês de junho. As novas barragens ficarão nos municípios de Barra de Guabiraba, Palmeirinha, Palmares, Panelas e São Benedito do Sul. A maior delas será construída em Palmares, com capacidade para armazenar até 150 milhões de metros cúbicos (m³) de água.

O sistema de contenção das cheias inclui, ainda, outras duas barragens para o Rio Una, ambas no município de Belém de Maria, que já estão com os projetos elaborados. Também está prevista a recuperação do Açude da Nação, em Bom Conselho, que integra a bacia do Rio Mundaú.

O secretário Almir Cirilo não descartou a possibilidade de construir mais uma barragem. “A partir do estudo da bacia é que veremos a necessidade”, disse. Para que o plano fique completo, também serão construídas outras três barragens no Estado de Alagoas, sendo uma no Rio Mundaú e duas no Rio Paraíba, um dos afluentes do Una, cada uma com capacidade para conter até 200 milhões de m³ de água. No Estado vizinho, os projetos estão em fase de elaboração e ainda não há orçamento previsto nem definição sobre onde ficarão as barragens.