DIA D

Festa das Crianças pela preservação ambiental em São Joaquim do Monte

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 09/10/2010 às 16:27

Neste sábado (9), o município de São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, recebe mais uma edição da Festa das Crianças. O evento reúne, desde às 15h, cerca de 300 pessoas, sendo cerca de 180 crianças e acontece há 12 anos no Sítio Recanto, próximo ao distrito de Cajueiro.

Este ano a festa trabalha o tema da preservação ambiental. Além das brincadeiras serão distribuídas em torno de 300 mudas de árvores e bolsas feitas de algodão, para que as famílias evitem o uso das sacolas plásticas na hora das compras. A comemoração é iniciativa de uma família da comunidade e se tornou uma festa que gera expectativa na região. Crianças, pais e mães, todos se envolvem na atividade que conta com brincadeiras educativas, entrega de brindes e lanche.

A mobilização para festa é feita na própria comunidade e também com a escola municipal que fica no distrito de Cajueiro. O evento resgata brincadeiras antigas como corrida de saco, quebra panela, pau de sebo, ovo na colher, entre outras. Além de atividades com pintura e desenho, que formam um grande painel no final da festa.

Este ano a Festa das Crianças conta com o apoio da organização não governamental Centro Sabiá. A festa integra a campanha Junte-se a nós, plante mais uma árvore para um mundo melhor, que pretende plantar 1 milhão de árvores em Pernambuco e que é uma iniciativa do Centro Sabiá e das organizações Diaconia e Caatinga.