SAÚDE

Hospital do Imip implanta brinquedoteca no Sertão

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 09/10/2010 às 16:10

Como parte do projeto de humanização do atendimento voltado aos pacientes da ala infantil, o Hospital Dom Malan/Imip Hospitalar implantou uma brinquedoteca. Inaugurado nessa sexta (8), o espaço oferece atividades lúdicas e brincadeiras para crianças internadas na unidade de saúde.

“É fato que crianças que  passam algum tempo internadas sentem o efeito psicológico disso. Então, a brinquedoteca surge como uma forma do paciente ter momentos de lazer, estreitar a relação com os funcionários do hospital, a criança se distrai um pouco mais e isso, certamente, influencia numa resposta mais rápida aos tratamentos que são desenvolvidos”, observa o superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques.

As atividades da brinquedoteca são desenvolvidas através do trabalho integrado entre a equipe do setor de voluntariado do hospital, bem como professores e estudantes dos cursos de Psicologia, Medicina, Enfermagem e Farmácia da  Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O grupo da universidade, inclusive, já vem desenvolvendo há um ano, atividades lúdicas dentro do Projeto Brincar, na ala infantil do hospital.

ARRECADAÇÃO - Com vistas a disponibilizar cada vez mais brinquedos e jogos para as crianças atendidas na brinquedoteca, o Hospital Dom Malan está desenvolvendo uma campanha de arrecadação junto à comunidade. Pessoas ou instituições que queiram fazer as doações podem se dirigir ao setor de voluntariado do hospital, em horário comercial.

“Caso alguém queira doar muitos brinquedos e não tenha como levar até o hospital Dom Malan, basta entrar em contato com o setor de voluntariado, para que a gente possa ver uma forma de pegar os brinquedos e jogos doados”, destaca Marques. Outras informações pelos telefones (87) 3861-1412, (87) 3861-5499 ou (87) 3861-5164.