BENEFÍCIO

Abastecimento da zona rural de Caruaru será ampliado, diz Compesa

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 12/10/2010 às 13:00

A população da zona rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, terá mais água nas torneiras. É que a Compesa informou esta semana, que iniciará até o final do ano, a obra para a ampliação e adequação do sistema de abastecimento de água da localidade.

O processo de licitação para a contratação da empresa que executará os trabalhos foi aberto essa semana e deve levar cerca de dois meses para ser concluído. Para a execução da obra, que tem um prazo de execução de 24 meses, a Compesa investirá R$ 5,6 milhões.

O projeto de ampliação do sistema de abastecimento da zona rural de Caruaru contempla a construção de uma estação de tratamento de água (ETA) compacta e a substituição de 1,25 quilômetro da adutora de Tabocas, responsável por levar água à localidade. A vazão do projeto é de 80 litros por segundo. A água será captada da Barragem de Jucazinho.

Ao todo, serão beneficiados 10 distritos de Caruaru: Cachoeira Seca, Contendas, Jacaré Grande, Riacho Doce, Juá, Juriti, Lajes, Malhada de Barreiras Queimadas, Rafael e Peladas. Atualmente, em muitas dessas localidades, o abastecimento é feito de forma precária, com redes antigas e subdimensionadas. Moradores de alguns desses distritos, inclusive, ainda recebem água bruta, ou seja, não tratada.

Em Jacaré Grande, por exemplo, o abastecimento é feito atualmente por algumas horas durante a semana, enquanto que em Riacho Doce a população recebe água somente duas vezes por semana. Já os distritos de Cachoeira Seca, Juá, Lajes e Malhada de Barreira Queimada são abastecidos de segunda a sexta-feira. Dessas localidades, apenas Contendas não possui rede de abastecimento.