MÚSICA

Sertão se prepara para a 2ª edição do Festival Internacional da Sanfona

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 12/10/2010 às 17:00

Dominguinhos e Oswaldinho do Acordeon serão os homenageados da 2ª edição do Festival Internacional da Sanfona, que acontece entre os dias 9 e 14 de novembro, nas cidades de Petrolina e Juazeiro (BA).

Uma das novidades do evento este ano será a utilização de um palco móvel que deve levar alguns shows com artistas locais para bairros e distritos das duas cidades. Estas apresentações devem acontecer uma semana antes do Festival, justamente para criar envolvimento nas pessoas.

Produzido pela Conspiradoria Projetos e Produções e Toca pra Nós Dois – em parceria com Petrobrás, Prefeitura de Juazeiro, Fundo Nacional da Cultura, Fundo de Cultura do Estado da Bahia e  Ministério da Cultura – o evento reunirá apresentações na Concha Acústica de Petrolina, na Orla Nova de Juazeiro e no Centro de Cultura João Gilberto, também na cidade baiana.

Além das apresentações musicais, o II Festival Internacional da Sanfona contempla ainda a realização de mesas-redonda e oficinas. De acordo com os organizadores do evento, a expectativa é reunir um público de cerca de 50 mil pessoas.

“Para essa edição, fizemos uma evolução na parte de pensamento, de discussão do festival, que na edição anterior aconteceu através das palestras; mas nesse ano vamos substituí-las por uma mesa de debates sobre o sanfoneiro no mercado musical contemporâneo. O público pode esperar qualidade artística, profundidade cultural, enfim, um trabalho feito com muito carinho”, frisa  o diretor geral do Festival, Celso Carvalho.

Nomes como Renato Borguetthi, Hermeto Paschoal,  Cesinha, Cissinho de Assis, Jô Miranda, Mirco Patarini, Antonio Spaccarotella, Frank Marocco, Hector Del Curto  fazem parte da programação.