RELIGIÃO

Bispo assume a nova diocese do Sertão do Estado

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 13/10/2010 às 12:30

Com direito a desfile em carro aberto e celebração para mais de 15 mil pessoas num estádio de futebol, tomou posse ontem à tarde o bispo da recém-criada diocese de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, frei Magnus Henrique Lopes.

O frade capuchinho será responsável por 17 paróquias espalhadas por 15 municípios que reúnem 14 sacerdotes, 28 seminaristas, seis frades e 16 freiras. A nova diocese, criada dia 16 de junho, pelo papa Bento XVI, tem mais de 17 mil quilômetros quadrados de área e conta com população estimada em 440 mil habitantes. Desses, 352 mil são católicos, segundo dados da Igreja Católica.

Os outros municípios dos Sertões Central e do Araripe, além de Salgueiro, abrangidos pela diocese são Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabrobó. A Diocese de Salgueiro é resultado do desmembramento das dioceses de Petrolina e Floresta.

Ex-guardião do Convento Santo Antônio, em Natal, Frei Magnus Henrique Lopes, 45 anos, é natural de Assu (RN). Iniciou o postulado na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1986 e o Noviciado em 1988. Em 21 de dezembro de 1996, foi ordenado presbítero. É licenciado em filosofia e teologia e tem mestrado em teologia moral pela Academia Alfonsiana, de Roma.

A solenidade de posse do frade começou pontualmente às 16h, na igreja matriz, e contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e do núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri, representante do Vaticano no Brasil.