Santa Cruz: o novo América?

Por Eliaquim Oliveira
Por Eliaquim Oliveira
Publicado em 13/10/2010 às 14:35

Depois de tantos anos de angústia, o torcedor tricolor ainda tem esperança de ver o time coral em dias melhores. Foram três rebaixamentos seguidos no brasileirão e duas eliminações na quarta divisão nacional. O Santa Cruz vive um verdadeiro inferno coral. Tanto que, recentemente, a imprensa pernambucana levantou a questão: “O Santa Cruz seria o novo América?”.

A alusão se faz o tradicional time do futebol pernambucano que conquistou seis títulos estaduais, mas que, depois de passar anos figurando entre os grandes se perdeu no ostracismo e amargou 15 anos na segundona. O “Mequinha” passou por crise financeira, jejum de títulos, má gestão. O Santa caminha na mesma direção.

Mas pelo menos os “americanos” tem o que comemorar. O time conquistou o vice-campeonato da Série A-2 do Pernambucano e garantiu o retorno à elite estadual em 2011. O segredo: boa administração.

Para se reerguer o Santa tem que seguir os bons exemplos. Como o do Salgueiro. O Carcará se manteve na Série C por três temporadas e tem boas chances de subir para a Série B. Basta passar pelo Paysandu e o time sertanejo estará onde hoje figuram Sport e Náutico.

Aliás, por falar em nossos representantes na segundona, parece que eles ficarão lá por mais uma temporada. O foguete do Leão deve ter faltado combustível e está cada vez mais longe do G4. O Timbu que há algumas rodadas deixou de brigar pela ponta e passou a brigar para não cair começa a se distanciar da zona de rebaixamento.

É pouco, mas pelo menos rubro-negros e alvirrubros tem a chance de brigar pelo retorno à elite. Caminho este que para os tricolores é longo demais!