LEGISLADOR

Câmara de Vereadores de Caruaru: Confira o balanço do mês de setembro

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 15/10/2010 às 8:33

A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caruaru, após as eleições, foi presidida pelo vereador Adolfo José (PDT), já que o presidente, Rogério Meneses (PT) estava ausente.

Ausência também dos vereadores Tony Gel (DEM) e Laura Gomes (PSB), eleitos deputados estaduais, no último dia 3 de outubro. As vagas estavam sendo ocupadas pelos suplentes Louro do Juá (DEM) e Ranilson Enfermeiro (PTB). Ambos só tomam posse definitivamente dos cargos em janeiro.

O mês de setembro foi em ritmo de campanha eleitoral para os vereadores. E na primeira sessão após o processo eleitoral, o assunto continuou sendo o foco das discussões. A ausência de alguns vereadores foi sentida na Câmara. No total, o número de faltas dobrou em relação ao mês passado. Foram 20 faltas contra 11 no mês passado.

BALANÇO

Os que mais faltaram
Demóstenes Veras - 3
Diogo Cantarelli - 3
Joseval Bezerra - 3
Rogério Meneses - 3

Os que não faltaram
Bruno Lambreta
José Carlos do Sindicato
Leonardo Chaves
Lícius Cavalcanti
Louro do Juá

Número de requerimentos
Adolfo José – 12
Alecrim – 10
Bruno Lambreta – 2
Demóstenes Veras – 3
Diogo Cantarelli – 0
Edmilson do Salgado – 3
José Ailton – 11
Joseval Bezerra – 46
José Carlos do Sindicato – 30
Leonardo Chaves – 2
Louro do Juá – 6
Lula Torres – 12
Lícius – 1
Ranilson Santos – 5
Rogério Meneses – 14

Quanto aos requerimentos apresentados no mês de setembro, um chega a ser curioso, o do vereador Adolfo José, que solicitou a isenção de taxa para obtenção de segunda via do RG para as pessoas atingidas pela enchente em Pernambuco. Os municípios atingidos pelas chuvas ficam na Mata Sul do Estado, sendo assim, Caruaru não foi atingida.

“Transformamos o requerimento em indicação e o enviamos para o governador. Esperamos que ele nos atenda, já que muita gente perdeu a documentação e terá que solicitar a segunda via”, explicou o vereador.

Dos 15 vereadores, destaque para Joseval Bezerra, que apresentou 46 requerimentos só no mês de setembro sendo o primeiro da lista. Seguido por José Carlos do Sindicato com 30 requerimentos e Rogério Menezes com 14.

Entre os que menos apresentaram requerimentos estão Bruno Lambreta e Leonardo Chaves com dois, Lícius Cavalcanti (PC do B) que apresentou apenas um e Diogo Cantarelli nenhum.

“Por fazer parte da oposição, sempre tenho meus requerimentos reprovados pelo Poder Executivo”, disse Cantarelli, justificando ter deixado de apresentar requerimentos.

Mas não foi apenas a oposição que teve participação reduzida no mês de setembro. O vereador Lícius Cavalcanti apresentou apenas um requerimento que solicitava a construção de uma pista de motocross.

Já entre os projetos de lei aprovados na Câmara, destaque para dois que beneficiam o trânsito. Como o que instituiu uma comissão julgadora de defesa prévia da autarquia. Essa comissão irá analisar os recursos dos motoristas que não concordem com as multas aplicadas na cidade.

O outro projeto cria o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP). Órgão que vai planejar e fiscalizar o fluxo dos ônibus, a distribuição das linhas e a qualidade do serviço na cidade.