COMPETIÇÃO

Lixo vira decoração de Natal

do Jornal do Commercio
do Jornal do Commercio
Publicado em 16/10/2010 às 17:17

Garrafas PET vão escapar do lixo e se transformar em sinos, guirlandas, anjos e árvores de Natal em Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco. Mas a matéria prima virá de uma competição. Doze escolas arrecadam o material e concorrem a um computador. E os três alunos que mais contribuírem levam câmera digital, telefone celular e MP4, nessa ordem.

A campanha termina no próximo dia 30. Os premiados serão conhecidos em 1º de dezembro, dia da inauguração da decoração do Natal das Luzes da Terra das Dálias.

A expectativa de arrecadação é de, no mínimo, 20 mil garrafas. Escoteiros e uma escolinha de futebol de salão também estão engajados. A cada dez garrafas, recebe-se cupom para concorrer a uma bicicleta.

A competição é uma maneira de educar para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, economizar recursos, diz o diretor de Cultura do município, Saulo Abraão. “Os participantes estão descobrindo a importância de reutilizar produtos e de reduzir o consumo”, avalia.

De fato, o plástico Politereftalato de etileno, conhecido pela sigla PET, não se degrada facilmente na natureza. Estima-se que o processo de decomposição demore pelo menos 100 anos para começar. Por isso, a ideia da prefeitura é usar em outras ocasiões os adereços produzidos na campanha.

O próprio diretor de Cultura e cinco artesãos vão manufaturar os ornamentos. O maior deles será a árvore de 10 metros de altura que será colocada no Açude de Santo Amaro, com iluminação natalina. “Será nosso maior desafio”, reconhece Abraão.

Ao todo, oito distritos e povoados recebem a decoração ecológica. Além da sede, o município vai enfeitar as localidades de Algodão, Alto da Cocada, Gravatá do Ibiapina, Jerimum, Pão de Açúcar, Placas e Vila do Socorro.

A intenção é atrair turistas para apreciar as luzes e cores do Natal da cidade. “O PET e a iluminação darão um efeito de brilho de cristal”, promete o diretor de Cultura.