LITERATURA

Jornada Literária reúne escritores e leitores para debater produção literária de Pernambuco

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 18/10/2010 às 11:30
NOTÍCIA
Leitura:

Com o intuito de democratizar o acesso à arte da literatura no interior de Pernambuco e refletir sobre a produção literária local, o Sesc Pernambuco realiza até o próximo domingo (24), a 2ª edição do projeto Jornada Literária Portal do Sertão.

Uma vasta programação, que inclui, entre outras coisas, rodas de poesia, exposições literárias, oficinas, recitais, espetáculos e lançamento de livro, é promovida gratuitamente para a população em três cidades do Sertão pernambucano que fazem parte do chamado Corredor Cultural-Literário.

O evento teve início quinta (14) em Sertânia (incluindo o Distrito de Cruzeiro do Nordeste), até esta terça (19) está em Buique (incluindo os Distritos de Carneiro e Parque Nacional do Vale do Catimbau) e de 20 a 24, em Arcoverde (incluindo os Distritos de Caraíbas e Serra das Varas).

Além de permitir que o grande público conheça de perto os escritores pernambucanos e suas produções, o Jornada Literária Portal do Sertão também abre portas para que os artistas locais exponham suas obras. “É um espaço para que as pessoas experimentem a arte da escrita e para que os leitores dialoguem diretamente com o escritor, tendo como referência a sua obra”, destacou o coordenador de Cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho.

Entre os convidados, estão escritores como Raimundo Carrero (Salgueiro), Lirinha (Arcoverde), Jorge Filó (Recife), Cida Pedrosa (Bodocó), Mário Rodrigues (Garanhuns), Cícero Belmar (Bodocó), Marco Polo Guimarães (Recife) e Marcus Acioly (Aliança).

“A iniciativa do Sesc de interiorizar esse tema, que é a Literatura, é importante porque não só mobiliza os escritores pernambucanos que estão erradicados em outros Estados, mas também os escritores locais, proporcionando uma troca muito rica de experiências”, disse a escritora pernambucana, Cida Pedrosa, que participa pela segunda vez do evento.

O programa, com cerca de 70 ações previstas, espera atingir um público de mais de 3 mil pessoas em torno da arte da literatura e assim estimular o interesse pelo tema, formar leitores, capacitar escritores, através da democratização do acesso à arte, de forma ampla e gratuita.

Encerrando a programação da 2ª edição do Jornada Literária Portal do Sertão, estão previstos o lançamento do livro de José Maria Marques, intitulado Pra não morrer de tristeza, seguido de show de João Silva (parceiro de Luiz Gonzaga) e os Pariceiros, dia 23, às 22h, em Arcoverde, e uma Conversa Afiada entre Marcus Acioly e o fio da viola, seguida da apresentação do Coco Raízes de Arcoverde, dia 24, às 19h, na Serra das Varas.

Mais Lidas