CULTURA

Caruaru vira Capital do Teatro

Pedro Romero
Pedro Romero
Publicado em 19/10/2010 às 11:00
NOTÍCIA
Leitura:

Esta semana Caruaru se transforma na capital pernambucana do teatro, com a realização da 22ª edição do Festival de Teatro do Agreste (Feteag), que reúne estudantes de várias cidades do Estado. A abertura acontece na próxima quarta-feira, às 19h30, no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), com uma mesa redonda sobre teatro, educação e espiritualidade.

Os debatedores são o padre Everaldo Fernandes, diretor da Fafica, Antônio Jannuzelli, professor da USP, Carlos Alberto Simioni, professor da Unicamp, e Prithu, da comunidade Hare Krishna de Caruaru.

Na quinta-feira, às 20h, começa mostra de espetáculos nacionais no Teatro Rui Limeira Rosal, do Sesc, com a peça A descoberta das Américas, do grupo Leões de Circo Pequeno Empreendimento. Na sexta serão exibidos os espetáculos: O porco, do grupo Arquipélago (SP), às 20h, no Teatro do Sesc, e Kelbilim, o cão da divindade, do grupo Lume (SP), às 22h, no Largo da Igreja da Conceição.

Este espetáculo também será encenado no sábado, às 10h, no Teatro Lício Neves. Ainda no sábado, às 17h, o grupo do Teatro Experimental de Arte (TEA) encena Auto da compadecida, no Alto do Moura. A programação do dia segue com O porco, às 20h, no Teatro do Sesc, e Kelbilim, às 22h, no Largo da Igreja da Conceição.

No domingo, às 10h, haverá debate no Teatro Lício Neves e lançamento do livro A educação informal para o teatro – Ecos da ação de entidades civis de Pernambuco, de Didha Pereira. A obra é fruto de pesquisa feita pelo autor, que levanta métodos e processos vividos na ação pedagogia informal por artistas e técnicos de teatro durante quatro décadas no Estado. O evento acontece às 19h, no Teatro do Sesc. Às 20h, também no Sesc, será apresentado outro espetáculo da mostra nacional: Angu de sangue, do grupo pernambucano Coletivo Angu.

Na segunda-feira, dia 25, começa a mostra competitiva estudantil, com apresentações às 10h30 e às 20h, no Teatro do Sesc. “Todos os anos participamos desse festival e temos boas recordações, espero que todos venham conferir”, diz o estudante Glauber Rudá, que este ano concorre com a peça O fantástico mistério de feiurinha.

O encerramento do festival será no sábado, às 20h30, com premiação dos vencedores em várias categorias. O evento conta ainda com oficinas, palestras e debates sobre os espetáculos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (81) 3721-1346.

Mais Lidas