AGROPECUÁRIA

Gado tem alimentação balanceada em Caruaru

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 20/10/2010 às 10:30

Com a chegada da época mais quente do ano o gado tende a emagrecer por falta de pasto abundante. Para evitar que essa ocorrência se converta em prejuízo econômico para os criadores, a Secretaria Especial de Desenvolvimento Rural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está disponibilizando máquinas apropriadas a fazer a silagem, método de conservação da forragem, que constitui uma reserva estratégica para garantir a alimentação básica dos animais.

O silo é o produto obtido da fermentação de folhas e talos vegetais, como os do milho, que tem quantidades suficientes de carboidratos. O material triturado fermenta no interior de um compartimento fechado, sem oxigênio. O alimento produzido é rico em nutrientes e, além dos bovinos, também pode ser oferecido aos suínos, com a vantagem de ser armazenado por mais tempo.

Para solicitar a máquina e explicações sobre o método, os agricultores devem se dirigir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru, localizada no bloco C da prefeitura, que fica na rua Rafael Cavalcante, s/nº, Pinheirópolis, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Quem precisar de outras informações pode ligar para: 3701-1455.