POLÍTICA SOCIAL

Salgueiro debate Selo Unicef

Do JC Vale do São Francisco
Do JC Vale do São Francisco
Publicado em 20/10/2010 às 17:00

A cidade de Salgueiro sedia nesta quarta-feira (20) uma reunião de capacitação do Selo Unicef com representantes de 93 municípios do Semiárido pernambucano do Unicef, Fundo das Nações Unidas Para a Infância.

O Programa Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa que mobiliza gestores públicos, organizações não governamentais e representantes da sociedade, entre eles adolescentes e crianças, para discutir a realidade e propor ações de melhoria na vida dos meninos e meninas de cada cidade. Esta é a terceira edição do programa, que contempla 11 Estados do Semiárido Brasileiro.

Há quatro anos o projeto une sociedade e poder público por ações que melhorem a educação, saúde e cidadania na região. Em cada cidade inscrita, o Unicef estimula a avaliação da qualidade de vida através de indicadores oficiais e da participação popular. Dados governamentais que monitoram a nutrição infantil, o nível da educação, o acesso à saúde e a proteção contra quaisquer abusos são observados juntamente com as ações de cada município para garantir o avanço de direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

A instituição também capacita articuladores para auxiliarem mobilizações, reuniões e atividades que possam avaliar essa realidade de maneira mais próxima, ouvindo as opiniões, críticas e propostas de diversos segmentos públicos e sociais como o Conselho de Direitos, o poder municipal, grêmios estudantis, organizações comunitárias e profissionais da saúde e educação.

Nos últimos dois meses, por exemplo, os 93 municípios pernambucanos realizaram o 1º Fórum Comunitário, mobilização que reuniu, em cada cidade, poder público e comunidade para discutir a situação da infância e traçar propostas em um Plano de Ação Municipal. Nos dias 21 e 22, será a vez de Caruaru realizar a sua reunião.