TÍTULO

Goiana concede título de cidadão a Dom José

Do Jornal do Commercio
Do Jornal do Commercio
Publicado em 21/10/2010 às 10:02
NOTÍCIA
Leitura:

Pouco mais de um ano depois de deixar a Arquidiocese de Olinda e Recife, o polêmico dom José Cardoso Sobrinho será homenageado na cidade que escolheu para viver após a aposentadoria.

Nesta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Goiana, na Mata Norte do Estado, entrega o título de cidadão goianense ao bispo emérito metropolitano. O autor da homenagem, no entanto, ninguém sabe quem foi. A solenidade acontece a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Goiana.

De acordo com a assessoria de comunicação da arquidiocese, a proposição é de autoria do presidente da Câmara, vereador José Carlos Correia da Silva (PSB).

Procurado pela reportagem, o parlamentar negou ter sido o autor da proposta. “Essa proposição foi aprovada em 2008 e é de autoria do presidente da Câmara na época, Clóvis Batista, que hoje é vice-prefeito”, explicou José Carlos.

Sobre o motivo da homenagem, o vereador afirmou que dom José iniciou os estudos religiosos na cidade. “E agora que ele está residindo aqui, vamos entregar o título de cidadão de Goiana”, destacou.

Em conversa por telefone, o ex-vereador Clóvis Batista (PSB), de início, não lembrou da proposta, depois recordou, mas garantiu não ter participação na homenagem.

“Agora lembro que essa homenagem foi aprovada quando eu era presidente da Câmara, mas não recordo quem foi o autor da proposta”, afirmou.

Dom José Cardoso nasceu no dia 30 de junho de 1933, em Caruaru. Aos 13 anos ingressou no Seminário Menor dos Carmelitas, na cidade de Goiana.

Em 1979, foi eleito bispo pelo papa João Paulo II, assumindo a diocese de Paracatu (MG), onde ficou até 1985. Nesse ano assumiu o cargo de arcebispo de Olinda e Recife, onde passou 24 anos. Com posições polêmicas e fiel ao Código Canônico, puniu e expulsou padres da arquidiocese.

Dom José não foi localizado para comentar a homenagem.

Mais Lidas