TECNOLOGIA

Pesqueira terá web banda larga

Do JC Agreste
Do JC Agreste
Publicado em 21/10/2010 às 15:05

A cidade de Pesqueira vai entrar na era da internet banda larga através do Projeto Cidade Digital, que irá possibilitar acesso à rede mundial de computadores para todos os bairros do município. O projeto está em fase de testes, com investimentos de aproximadamente R$ 350 mil, e deve ser concluído até o mês de dezembro.

“Além de oferecer internet aos moradores de Pesqueira, esse projeto vai beneficiar a administração pública, com interligação entre as secretarias, escolas, e diversas repartições que terão acesso através de bancos interligados na internet”, diz o engenheiro e coordenador do projeto, Germano Gomes Leite.

Segundo ele, o projeto também prevê o uso da internet para a utilização de câmara de vigilância que vai melhorar a segurança no município. Os equipamentos serão instalados em diversos pontos da cidade para ajudar a polícia a localizar possíveis atos de violência. Um detalhe é que serão utilizadas câmeras móveis, que poderão ser mudadas de local conforme a necessidade dos gestores.

No momento, os trabalhos estão em fase de testes, que analisam, entre outras coisas, os melhores pontos para a instalação das antenas de transmissão. De acordo com o engenheiro, a ideia inicial é colocar uma antena na Praça Rosa que irá transmitir para outra antena localizada na serra que circunda a cidade. Ele destaca que a geografia acidentada do município é um dos desafios para a implantação do sistema.

Além de dar suporte para os órgãos público municipais, a internet banda larga também vai poder ser utilizada pelos moradores. Os critérios de uso ainda estão sendo analisados, mas já se sabe que os usuários terão que fazer um cadastramento para terem acesso aos serviços.

“Poderemos ter espécies de quiosques digitais em locais próximos a escolas e órgãos públicos onde os moradores poderão utilizar a internet, mas os detalhes ainda estão sendo definidos”, explica Germano Gomes Leite. A expectativa é que até o final do ano a população de Pesqueira já possa dispor do novo serviço.