CAMPANHA

Ministério Público lança campanha educativa para jovens consumistas

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 25/10/2010 às 10:30

Nesta segunda-feira (25), o Ministério Público de Pernambuco lança uma campanha voltada à educação de jovens consumidores. A iniciativa contará com um game e uma cartilha eletrônica que poderão ser acessados pela internet, através do site do Ministério Público e de redes sociais, como Orkut e Facebook.

A idéia de criação da campanha deve-se ao fato de ser cada vez maior o número de jovens com menos de 18 anos que possuem cartão de crédito e, por isso, começam a se endividar muito cedo. Sem orientação, as chances de que se tornem adultos com problemas de consumo são grandes. Segundo pesquisa divulgada pela empresa TNS InterScience, em 2005, crianças e adolescentes influenciam 82% das decisões de compra das famílias brasileiras

O game eletrônico, chamado de \"A escolha certa: brincando e aprendendo a ser um consumidor legal\", foi desenvolvido especialmente para a campanha do Ministério Público. No jogo, o participante ganha pontos ao responder corretamente perguntas sobre o consumo responsável. Cada jogador percorre um tabuleiro virtual no qual precisa fazer escolhas relacionadas a atos de consumo, como adquirir produtos supérfluos ou de primeira necessidade, contrair dívidas e parcelar o cartão de crédito.
 
A campanha inclui, ainda, a cartilha eletrônica, em animação, com uma série de histórias em quadrinhos nas quais os personagens lidam com situações de consumo no cotidiano. A cartilha é baseada em exemplos práticos e traz dicas sobre publicidade enganosa, compras pela internet, prazo de garantia, dentre outros, além de discutir as diferenças entre consumo e consumismo. Além do meio digital, foram produzidos 20 mil exemplares da cartilha em papel, assim como 1.000 banners e 20 mil marcadores de livro com os personagens da campanha.

O material é ideal, por exemplo, para utilização em sala de aula, como base para que o professor possa iniciar a discussão sobre o tema com os alunos. A faixa etária indicada para os dois produtos é dos 10 aos 18 anos.

 “Através dessa iniciativa, pretendemos informar os jovens e, através deles, também atingir seus pais com a educação para o consumo”, comenta a coordenadora da campanha e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor, Liliane Fonseca da Lima Rocha. 

Para o lançamento da campanha, o MPPE vai apresentar o material à turma de educação de jovens e adultos do SESC Santo Amaro, em Recife, a partir das 11h. O jogo e a cartilha estarão disponíveis no site www.mp.pe.gov.br